top of page
  • Foto do escritorLuiz Salles

Você conhece as diversas funções na produção de audiovisual?

Em um projeto amplo de audiovisual algumas funções são primordiais para o seu bom andamento. Alguns exemplos dos profissionais que estão inseridos nesse contexto.


Produtor Executivo - Chefe executivo e financeiro do projeto. Responsável por questões burocráticas e financeiras. O "dono" do projeto audiovisual.


Diretor de Produção (ou apenas "Produtor") - Responsável pelas comunicações institucionais, organização, agenda e ordens do dia. É a ponte entre o Diretor e o Produtor Executivo.


Diretor - Gerente criativo do projeto. Transforma o roteiro literário em um roteiro decupado, transformando-o em descriçõ


es de imagens, definindo estilo e linguagem e preparando-o para a execução dos roteiros técnicos de cada equipe.


Assistente de Direção - Ponte entre a direção e equipes, incluindo a de Produção. Costuma-se dizer que é o "braço da produção" no set de filmagem. Cuida da execução da ordem do dia.


Diretor de Fotografia - Responsável pela execução técnica da linguagem proposta pelo diretor. É quem escolhe os equipamentos que executarão a decupagem. Tem abertura para discutir e sugerir ao diretor questões de execução estética e linguagem. Escolhe câmeras, objetivas e iluminação e escolhe, junto à direção de arte, a palheta de cores a ser utilizada.


Diretor de arte - Cuida de cenografia, figurino, maquiagem e desenho de produção, além de ajudar a direção de fotografia na concepção e execução da palheta de cores do projeto.

Texto Produzido por Luiz Salles


190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page